domingo, 20 de junho de 2010

O que é apego?



"Se você olhar atentamente você verá que existe apenas uma coisa e somente uma coisa que causa infelicidade. O nome desta coisa é apego. O que é apego? Um estado emocional de aderência causado pela crença de que sem alguma coisa particular ou alguma pessoa você não consegue ser feliz."
-- Anthony de Mello.


Essa frase me chamou a atenção para um detalhe: mesmo que não queiramos, somos dependentes de outros. Seja no serviço, na escola ou no lar, sempre nos apegamos as pessoas. Acontece que, com o passar do tempo nos tornamos dependentes dessa pessoa. Por causa disso existem muitas pessoas que sofrem porque se apegam a pessoas que, muitas das vezes, não importa com a outra.

Existe uma crença, no nosso psicológico, de que, sem aquela pessoa não conseguiremos seguir adiante. O que precisamos mesmo para ser feliz é acreditar que isso é possível, ou seja, podemos sim, viver muito bem sem depender de outros. Essa decisão é um tanto complexa porque exige de nós um certo controle do emocional e isso não é coisa muito fácil de se controlar. No entanto, é fundamental para a caminhada que temos pela frente.

Estava refletindo sobre isso quando me deparei com a frase acima e, como uma luz na escuridão, ela abriu minha mente para essa constatação. Corremos sério risco de sermos esmagados pela tristeza e solidão quando percebemos que estamos sozinhos, ou pelo menos imaginamos isso. Mas a maturidade vem com o tempo. No meu caso, em particular, considero-me como um camaleão, isto é, adaptável a situação.

Caio Prado Jr, ao escrever o livro sobre a Formação do Brasil Contemporâneo ele cita em um dos capítulos do livro sobre o Sentido da Colonização, onde ele explica o sentido de certas mudanças no cotidiano do povo que formou o Brasil. Exemplificando isso, creio que também temos um sentido para determinadas ações e, com o tempo, essas mudanças fazem com que a nossa vida tenha novo sentido. Isso é importante do ponto de vista da adaptação. Preciso me adaptar a essa nova forma de vida. Até aqui minha vida tinha um sentido, agora passa a ter um novo. Estou preparado para esse desafio? Creio que sim, mas a certeza só o tempo dirá...

Texto: Odair

Nenhum comentário: